Será que o cachorro sente frio?

Assim como todos os mamíferos de sangue quente, os cães sentem as temperaturas assim como nós, de forma semelhante em vários aspectos.

Porém, os cachorros possuem alguns “recursos” em seu corpo e organismo que os tornam mais preparados para encarar as temperaturas baixas, diferente dos humanos.

Os cachorros maiores costumam possuir uma camada de gordura junto à pele que o fazem mais tolerantes ao frio, assim como os cães de pelagem longa e densa, como o Husky, Golden e São Bernardo.

Então com a chegada do frio, é extremamente importante você preparar o ambiente também para seu amigo de 4 patas.

Como proteger o cachorro do frio?

Prepare o local que o seu cachorro mais fica em casa e onde ele dorme para que ele não sinta frio, seguindo estas dicas:

- Ofereça um tapete ou caminha quentinha para que ele possa deitar e se aconchegar;
- Disponibilize um espaço coberto e fechado, para que ele não fique ao relento, principalmente à noite;
- Coloque a casinha do seu cachorro em um local também coberto e fechado, ou ao menos com a área da porta da casinha protegida do frio e relento;
- Ofereça panos e se possível, cobertas para seu cachorro montar o “ninho” da forma que for mais confortável e aquecido para ele se aconchegar;
- Se o seu cão não tiver pelagem longa, vista-o com uma roupinha;
- Não deixe que seu cão tome chuva;
- Caso tome chuva ou após o banho, seque-o muito bem com secador ou ao sol;
- Evite banhos em dias muito frios.
- É muito importante cuidar bem de seu cachorro nestes dias de temperaturas baixas, pois ele pode até ficar doente com resfriados e até pneumonia!

Como saber se meu cachorro não está passando frio?

Se você já tomou as medidas necessárias para seu cão não passar frio mas percebe que ele ainda não está à vontade com a baixa temperatura, há duas formas de checar se ele está bem, como se fossem “termômetros”.

Segure as orelhas do seu cachorro, se estiverem frias, ele está com frio! Outra forma é checar a ponta do focinho… naturalmente, o focinho deve estar úmido e levemente frio. Se estiver gelado, ele está com frio!

Proteja seu cachorro com mais atenção e carinho também neste frio! Se você gosta de dormir abraçadinho com ele, aproveite os dias frios e tenha uma ótima companhia quentinha!